Em entrevista ao jornal El Colombiano, o urbanista e especialista em mobilidade Mikael Colville-Andersen explicou a situação atual da mobilidade em Medellín, uma das maiores e mais influentes cidades colombianas. "Caminhar ou andar de bicicleta em Medellín é um videogame", explicou o especialista dinamarquês.
Nas principais cidades colombianas foram geradas diversas reflexões que circundam a relação entre mobilidade, cultura, política e sociedade. Neste caso, a capital da Antioquia, não é exceção para esse especialista em ciclismo e planejamento urbano que esteve pela segunda vez na cidade depois de uma visita em 2016.
Sobre o tema, Colville-Andersen analisou as mudanças que ocorreram nos últimos anos:
A transformação da cidade, com seu metrô, seus Metrocables, EnCicla e a transvia de Ayacucho, é fascinante e está sendo discutida no mundo inteiro. No entanto, essa história já acabou e o trânsito de veículos hoje é caótico. É curioso como, apesar de ter tomado frente há 20 anos, Medellín freou.
Mesmo assim, manifesta que em cidades como Medellín é vital redistribuir os espaços destinados aos veículos em oposição aos existentes nas ruas destinadas para pedestres e ciclistas. "Devemos ser mais democráticos na utilização das vias. Não se trata de tirar espaço dos carros, mas sim de redistribui-lo para que seja mais equitativo", comenta o especialista para o jornal colombiano.
"Medellín implementou políticas para que houvesse mais equidade na sociedade e no espaço público, mas não fez a mesma coisa em relação à mobilidade", adiciona. "A cidade grande deve recuperar práticas da cidade pequena, como a bicicleta e a caminhada", aconselha Colville-Andersen.
Em sua passagem pela cidade colombiana, o especialista propõe um ponto de partida para o momento de planejar uma cidade moderna e sustentável. "No primeiro escalão da mobilidade está o veículo, logo está o transporte público e, por último, os pedestres e ciclistas. É necessário inverter a pirâmide para que o pedestre seja o rei das vias", comenta.
Veja a entrevista completa em El Colombiano.